Uma forte tempestade atingiu a Califórnia nesta quinta-feira (25), causando inundações generalizadas e ameaças de deslizamentos de terra.
O estado americano enfrentou um cenário parecido na véspera de Natal e há novas tempestades previstas para sexta-feira.
Durante a madrugada, as rajadas de vento ultrapassaram 110 km/h e cheias repentinas atingiram a região metropolitana de São Francisco.
Um alerta de risco moderado de chuvas excessivas, nível 3 de 4, está em vigor para grande parte do sul da Califórnia, incluindo Los Angeles, com previsão de mais alguns centímetros de chuva nas montanhas ao norte da cidade e de 5 a 10 centímetros na cidade.
Áreas urbanas podem sofrer inundações até o final da noite.
Na comunidade de Wrightwood, no condado de San Bernardino, duramente atingida, as ordens de confinamento ou desocupação ainda estão em vigor, com as autoridades orientando os moradores a não se aventurarem nas estradas da região.
Deslizamentos de lama, rochas e fluxos de detritos representam novamente uma ameaça no dia de Natal, particularmente em áreas com indícios de queimadas resultantes de incêndios florestais recentes.
O solo queimado dessas cicatrizes repele a água em vez de absorvê-la, transformando rapidamente a chuva em uma onda de inundação que arrasta lama e detritos consigo.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência nos condados de Los Angeles, Orange, Riverside, San Bernardino, San Diego e Shasta na quarta-feira para mobilizar recursos.
A cidade de Los Angeles também declarou estado de emergência local para garantir que os departamentos “tenham os recursos necessários nos próximos dias”, disse a prefeita Karen Bass.