Pesquisa Apex/Futura divulgada nesta quinta-feira (22) aponta que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), derrotariam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em eventuais cenários de segundo turno na disputa pelo Palácio do Planalto.
Foram ouvidas 2.000 pessoas em 849 cidades entre os dias 15 e 19 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-03024/2026.
No primeiro cenário avaliado pelo levantamento, Flávio tem 48,1% das intenções de voto, contra 41,9% de Lula. Votos em branco, nulos e “ninguém” somam 8,9%. Um percentual de 1,1% dos entrevistados não soube responder.
No segundo quadro, Tarcísio de Freitas marca 46,1%, enquanto Lula pontua 41,3%. Brancos, nulos e “ninguém” totalizam 10,2%. Já 2,3% não souberam responder.
Outros nove possíveis cenários de segundo turno foram testados. Neles, Lula surge numericamente atrás (mas empatado dentro da margem de erro) de figuras como os governadores do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
Veja os demais cenários abaixo
Lula x Ratinho Jr.
Lula x Ronaldo Caiado
Lula x Romeu Zema
Lula x Eduardo Leite
Tarcísio de Freitas x Flávio Bolsonaro
Flávio Bolsonaro x Ratinho Jr.
Flávio Bolsonaro x Ronaldo Caiado
Flávio Bolsonaro x Romeu Zema
Flávio Bolsonaro x Eduardo Leite
Rejeição
A sondagem desta quinta-feira também aponta que o presidente Lula e o senador Flávio são os políticos mais rejeitados pelos eleitores no país.
O levantamento mostra que Lula é rejeitado por 51,7% do eleitorado, enquanto Flávio é desaprovado por 43,4%.
Em seguida, aparecem outros sete nomes — Eduardo Leite, Ratinho Jr., Romeu Zema, Tarcísio de Freitas, Aldo Rebelo, Ronaldo Caiado e Renan Santos — empatados dentro da margem de erro, com índices de rejeição que variam de 12,8% a 15,7% (veja os detalhes no gráfico abaixo).
Ainda conforme os dados, 2,8% dos entrevistados rejeitam todos os nomes citados. Ao mesmo tempo, 0,9% diz não rejeitar ninguém. Já 2,1% não souberam ou não responderam.