Fim do inverno e começo da primavera deve ter frente fria a cada cinco dias

A transição entre o inverno e a primavera no Brasil será marcada por uma intensa instabilidade climática, com a previsão de uma nova frente fria a cada cinco dias até o dia 22 de setembro. Essa data marca o equinócio de primavera, quando a estação mais fria do ano se encerra oficialmente, às 15h19.

Segundo a agência Nottus, calor e frio devem trazer fortes contrastes para o país. No Sul, a mudança será mais perceptível com chuvas frequentes e intensas. Uma frente fria deve atingir a região a cada quatro ou cinco dias, trazendo precipitações significativas para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A instabilidade também deve avançar para o Sudeste e o Centro-Oeste, onde, a partir da segunda quinzena de setembro, a chuva se espalhará de forma mais regular por São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, embora pancadas isoladas já sejam esperadas antes desse período.

O Norte do país continuará com calor intenso, especialmente no Tocantins. Chuvas já ocorrem em áreas como Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá e no norte do Pará, mas ainda intercaladas com a presença do sol.

No Nordeste, o clima seguirá predominante de tempo firme. Ventos influenciam a região, com algumas chuvas ocasionais no litoral, mas a maioria do território não deve ser afetada pela instabilidade.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *