O cartunista Mauricio de Sousa completa 90 anos nesta segunda-feira (27) e ao construir seu império criativo com a Turma da Mônica, passou a compartilhar as funções de sua empresa com seus herdeiros
Em entrevista à CNN, Mauro e Marina Sousa, filhos do quadrinista e diretores executivos da MSP Estúdios, a relação entre eles sempre foi de muito respeito, dentro e fora da empresa.
“Então foi natural o que a gente sabia, a gente compartilhava, o que a gente não sabia, a gente ajudava. Até hoje eu e meu irmão somos muito assim, a gente é muito próximo, muito parceiro e a gente trabalha e a gente tem os nossos pais até hoje para dar conselhos, para ficar na mão, para dar uma bronca, uma orelha. Acho que é isso, que a gente deles e eles da gente, é vice-versa”, explica Marina.
Mauro, complementa a irmã, dizendo que a relação profissional e pessoal equilibrada e saudável é fruto de uma construção de anos.
“Eles [os pais] foram realmente nossos chefes durante muito tempo. Agora estamos à frente dessa gestão, mas realmente eles estavam como nossos chefes. Então a gente tinha uma relação de hierarquia, de obediência para com eles. Toda essa relação foi construída e foi muito bem construída durante esses anos, para que hoje a gente tivesse essa relação bastante equilibrada pelos dois motivos.”
Na sequência, os irmãos citam que apesar de ter quase 90 anos, Mauricio de Sousa vai à empresa todos os dias e concede as suas opiniões.
“A gente faz questão também de mostrar tudo para ele, o que está acontecendo, para que ele acompanhe todos os projetos que estão acontecendo, com tudo que ele criou, com esse universo que ele criou. Isso nos dá, hoje, autonomia. Nós estamos à frente da gestão, então temos essa autonomia e liberdade total mesmo, mas ele está sempre por aqui, quer saber de tudo.”
Para celebrar o legado e a vida do cartunista, um filme sobre sua vida foi lançado no último dia 23. O material, que ganha vida por meio da atuação de Mauro, traz cenas inéditas, revelando momentos marcantes da vida do quadrinista, desde a sua infância, até a publicação de seu primeiro gibi.