A Ferrari RACE.MI está explorando os mercados de criptomoedas e jovens ricos em tecnologia com um novo token digital planejado que seus fãs mais ricos poderão usar em um leilão de uma Ferrari 499P, o carro de resistência que ganhou três títulos consecutivos de Le Mans.
O plano, por enquanto, tem escopo limitado e é um esforço da fabricante italiana de carros esportivos para explorar uma tendência entre marcas de luxo que buscam acesso à crescente riqueza de jovens empreendedores de tecnologia, à medida que a IA e os data centers impulsionam investimentos e mercados ao redor do mundo.
Isso ocorre depois que a Ferrari, que também está desenvolvendo seu primeiro carro elétrico , começou a aceitar Bitcoin, Ethereum e USDC para compras de carros nos Estados Unidos em 2023 e estendeu o serviço para a Europa no ano passado .
A Ferrari está trabalhando com a fintech italiana Conio para lançar o ‘Token Ferrari 499P’ para membros do seu Hyperclub — que reúne 100 de seus clientes mais exclusivos, apaixonados por corridas de resistência — para negociar entre si e dar lances no modelo de corrida.
A estreia está prevista para o início da temporada de 2027 do Campeonato Mundial de Endurance.
“Trata-se de fortalecer o senso de pertencimento entre nossos clientes mais fiéis”, disse o diretor de marketing e comercial, Enrico Galliera, à Reuters.
Com apoiadores proeminentes, incluindo o presidente dos EUA, Donald Trump, os preços das criptomoedas dispararam, mas os reguladores alertam que a supervisão frouxa e as negociações especulativas criam riscos para os investidores e a estabilidade financeira. O Bitcoin subiu 60% no último ano.
O token ainda levará tempo para se tornar realidade. A Conio está solicitando uma licença sob a nova regulamentação de criptomoedas da União Europeia, mas vê espaço para crescimento.
“O potencial de desenvolvimento é enorme”, disse o estrategista-chefe de fintech e arquiteto de projetos da Conio, Davide Rallo.