Jorge Sampaoli é o novo técnico do Atlético-MG. Após dia intenso de reuniões com a diretoria do clube, o argentino de 65 anos desembarcará em Belo Horizonte nesta quarta-feira (3) para iniciar a segunda passagem pelo Alvinegro.
Radicado no Rio de Janeiro, onde reside na Barra da Tijuca, Sampaoli não fazia parte dos alvos da cúpula do Galo para ocupar o cargo deixado por Cuca.
No entanto, após a recusa do também argentino Martín Anselmi e diante do clamor popular nas redes sociais, os dirigentes reconsideraram, retrocederam e iniciaram as tratativas. Tudo nesta terça (2).
“Sampaoli não terá a chave do CT”
A Itatiaia apurou que o contrato do treinador já está pronto, restam apenas questões burocráticas para o desfecho da negociação. A tendência é que o argentino chegue a Belo Horizonte nesta quarta-feira (3) e treine o time na reapresentação.
A reportagem conversou com pessoa importante do clube, que destacou que a reunião com Sampaoli foi animadora e que o treinador entendeu a metodologia da SAF.
“Ele não terá a chave do CT. O Atlético de hoje não é o mesmo de 2020. Depende de várias coisas. Ele entendeu bem isso e está mais sereno”, disse a fonte.
Quem vem com Sampaoli?
Com o argentino, também trabalharão no Galo o preparador físico Pablo Fernández e Diogo Meschine, auxiliar técnico.
Gabriel Andreatta, braço-direito de Sampaoli, deve ocupar papo de coordenação no Alvinegro.
Primeiros desafios
Na Copa do Brasil, o Atlético precisa reverter desvantagem de dois gols no próximo clássico contra o Cruzeiro, marcado para 11 de setembro (quinta-feira), no Mineirão, para avançar às semifinais do torneio.
No Brasileirão, a equipe está a dois pontos da zona de rebaixamento. Na Sul-Americana, o time avançou para as quartas de final e encara o Bolívar, na Bolívia.
Remanescentes
Do atual elenco, apenas quatro jogadores trabalharam com o técnico Jorge Sampaoli: o goleiro Everson, o zagueiro Junior Alonso, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o volante Alan Franco.
Todos eles, inclusive, são titulares em 2025. Além disso, apenas Arana não foi pedido pelo treinador argentino à diretoria, ainda em 2020. Ele chegou meses antes, quando o comandante ainda era o venezuelano Rafael Dudamel.
Números de Sampaoli pelo Atlético
Jorge Sampaoli comandou o Galo em 44 jogos, de março de 2020 a fevereiro de 2021. Foram 26 vitórias, 8 empates e 10 derrotas. O aproveitamento foi de de 64,44%.
Nesse período, conquistou o Campeonato Mineiro de 2020 e, terceiro lugar no Brasileiro, garantiu a classificação para a Libertadores do ano seguinte.