Um incêndio e uma explosão atingiram um lar de idosos nos arredores da Filadélfia, na Pensilvânia, causando a morte de duas pessoas nesta terça-feira (23).
Equipes de resgate foram deslocadas para o local, enquanto funcionários se mobilizaram para levar idosos para um local seguro, segundo o governador do estado, Josh Shapiro.
A causa da explosão ainda está sendo investigada, mas a hipótese inicial das autoridades é de que tenha sido um vazamento de gás, disse Shapiro.
A casa de repouso é certificada para até 174 leitos, de acordo com um site oficial do Medicare.
Mais de 50 pacientes, com idades entre 50 e 95 anos, costumam estar no prédio ao mesmo tempo, informou a WCAU, uma afiliada da NBC, citando uma enfermeira que chegou ao local após a explosão.
Os socorristas agiram rapidamente para retirar todos que encontraram, pois ainda sentiam um forte cheiro de gás, disse o chefe dos bombeiros, Kevin Dippolito.
Cerca de 15 a 30 segundos após os bombeiros deixarem o prédio, houve outra explosão e um incêndio subsequente, afirmou ele, demonstrando o quão perigosas eram as condições durante os primeiros esforços de resgate.
Além do incêndio, o prédio sofreu grandes danos, pois parte do primeiro andar desabou no porão, afirmou Dippolito.
“A explosão foi realmente catastrófica”, disse Shapiro.
A forte explosão mobilizou todos os recursos disponíveis, com vizinhos se mobilizando para ajudar e policiais de até três municípios distantes comparecendo para prestar auxílio no resgate.
Shapiro elogiou os socorristas, dizendo que, na resposta inicial ao incidente, “vocês viram o que é o verdadeiro heroísmo”.