Ex-“Rebelde” Alfonso Herrera participa da COP30 em defesa de refugiados

O ex-“Rebelde” Alfonso Herrera, 42, conhecido mundialmente por viver Miguel na novela “Rebelde”, voltou ao país para participar da COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Belém (PA).

A presença do ator mexicano causou surpresa e entusiasmo entre fãs que o reconheceram na chamada “zona azul” da conferência, onde ocorrem os eventos oficiais.

Herrera está no Brasil representando a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), instituição da qual é embaixador há sete anos.

ator tem atuado em defesa das populações forçadas a deixar suas casas devido a conflitos armados, perseguições e catástrofes ambientais.

Ele já visitou comunidades deslocadas em países como Uganda e Ucrânia, conhecendo de perto os desafios enfrentados por milhões de pessoas que vivem longe de seus lares.

Segundo dados do ACNUR, cerca de 120 milhões de pessoas no mundo estão deslocadas de forma forçada, muitas delas sofrendo com fome, insegurança e instabilidade econômica.

Na COP30, Herrera destacou que os refugiados e povos indígenas estão entre os mais afetados pelas mudanças climáticas e defendeu que suas vozes sejam incluídas nas decisões globais sobre o clima.

Em uma publicação nas redes sociais, o ator afirmou estar profundamente inspirado após conhecer refugiados e comunidades indígenas impactados por eventos climáticos extremos no Brasil.

Ele ressaltou que a crise climática é sobre pessoas, e que quem vive na linha de frente deve fazer parte da conversa.

“Ouvir suas histórias me lembrou que a crise climática é sobre pessoas”, escreveu. “As comunidades deslocadas estão entre as mais afetadas, e estou aqui para compartilhar suas histórias e aprender com sua força e liderança”, disse.

 

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *