A relação diplomática entre Brasil e Estados Unidos atravessa seu momento mais crítico em dois séculos de história, segundo Kristina Rosales, que foi porta-voz do Departamento de Estado americano. Em participação no WW desta quinta-feira (7), ela disse que o cenário atual demanda novas estratégias para reestabelecer o diálogo entre as nações.
Rosales destaca que, apesar das conversas em andamento entre diplomatas em Brasília, é fundamental estabelecer um diálogo direto com Washington. “O tipo de Washington que muitos de nós conhecemos nesse âmbito político não existe mais”, afirma.
Novas abordagens diplomáticas
A especialista enfatiza a necessidade de explorar opções criativas e diferentes das tradicionalmente utilizadas nas relações diplomáticas entre os dois países. Entre as possibilidades, destaca-se o debate sobre recursos naturais, especialmente terras raras e mineração, temas que têm feito parte de negociações recentes dos EUA com outros países.
Nos últimos seis meses, segundo Rosales, essas temáticas foram incorporadas em pacotes de negociação com nações como Ucrânia e Índia. O Brasil, agora, também se insere nesse contexto de discussões sobre recursos naturais como potencial ponte para fortalecer as relações bilaterais.
Rosales ressalta que esse novo momento exige abordagens inovadoras para tratar questões que afetam não apenas o Brasil, mas todas as economias da América Latina.