David Coote, ex-árbitro da Premier League, foi sancionado e banido por oito semanas pela Football Association (FA) nesta terça-feira (12), em relação aos comentários que fez sobre Jürgen Klopp, ex-técnico do Liverpool, em um vídeo que viralizou no ano passado.
Coote havia sido demitido pela PGMOL, órgão que representa os árbitros de futebol ingleses, após um vídeo gravado em julho de 2020 circular nas redes sociais mostrando o árbitro supostamente ofendendo Klopp. Depois de uma investigação completa, sua posição foi considerada insustentável.
O árbitro de 43 anos foi indiciado pela FA em junho, e uma Comissão Reguladora independente impôs uma suspensão de oito semanas e um programa obrigatório de educação presencial a ele. Coote admitiu a acusação.
“Foi alegado que, contrariamente à Regra E3.1 da FA, o árbitro agiu de maneira imprópria e/ou usou palavras abusivas e/ou ofensivas sobre Jürgen Klopp em um vídeo gravado por volta de julho de 2020 e publicado nas redes sociais em novembro de 2024″, afirmou a FA.
“Também foi alegado que suas ações constituem uma ‘Violação Agravada’, definida na Regra E3.2 da FA, pois incluíam uma referência — expressa ou implícita — à nacionalidade.”
A entidade que rege o futebol europeu também informou que Coote foi banido de qualquer atividade de arbitragem da Uefa até junho de 2026. Coote pediu desculpas por suas ações.
O The Sun também publicou um vídeo que, segundo o jornal, mostra Coote aparentemente cheirando pó branco durante seu período como árbitro da Eurocopa de 2024.