EUA: Procuradores abrem investigação criminal contra Fed e Powell

Procuradores federais abriram uma investigação criminal sobre a reforma de US$ 2,5 bilhões da sede do Federal Reserve, em Washington, nos Estados Unidos. O presidente Jerome Powell também é alvo.

“A ameaça de acusações criminais é uma consequência do Federal Reserve definir as taxas de juros com base em nossa melhor avaliação do que será melhor para o público, em vez de seguir as preferências do presidente”, disse Powell em um comunicado no final de domingo.

“Trata-se de saber se o Fed será capaz de continuar a definir as taxas de juros com base em evidências e condições econômicas — ou se, em vez disso, a política monetária será dirigida por pressão política ou intimidação.”

Trump e seus aliados criticaram Powell repetidamente ao longo do último ano por não reduzir as taxas de juros conforme a vontade do presidente.

O Fed reduziu as taxas três vezes consecutivas no segundo semestre do ano passado, embora autoridades tenham afirmado recentemente que é improvável que as reduzam novamente por um tempo.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *