Dorothy Shea, embaixadora dos Estados Unidos na ONU, disse ao Conselho de Segurança nesta quarta-feira (23) que o país não apoia o deslocamento forçado de palestinos da Faixa de Gaza.
“Os Estados Unidos não apoiam o deslocamento forçado de palestinos de Gaza. O presidente Trump disse que ninguém está expulsando palestinos de Gaza”, afirmou ela enquanto falava sobre alegações de Israel estaria planejando levar os palestinos para outros países.
No início deste ano, Donald Trump propôs tirar os palestinos da região, ao menos temporariamente, e transformar a Faixa de Gaza em uma “Riviera do Oriente Médio”.
Na terça-feira (22), Gila Gamliel, ministra de Inovação, Ciência e Tecnologia de Israel, publicou um vídeo feito por inteligência artificial que mostra uma Faixa de Gaza reconstruída com diversos arranha-céus, restaurantes e turistas.
Ainda é possível ver no vídeo Donald e Melania Trump, além do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, andando no território. Gamliel comentou na postagem: “Somos nós ou eles”.
Os palestinos rejeitaram a proposta do presidente dos Estados Unidos à época, destacando que são os “verdadeiros donos” do território. A população de Gaza defende a criação de um Estado próprio na região — o que é firmemente rejeitado por Israel.
Em 9 de julho, 86% da Faixa de Gaza estava dentro de zonas militarizadas israelenses ou sob ordens de deslocamento. Muitas pessoas buscam refúgio em locais de superlotados, abrigos improvisados, prédios e ruas danificados.