EUA deveriam ter sido mencionados em desfile militar na China, diz Trump

O presidente Donald Trump disse nesta quarta-feira (3) que considerou o desfile militar na China uma “bela cerimônia”, mas acrescentou que os EUA deveriam ter sido mencionados durante um discurso.

“Achei uma cerimônia linda. Achei muito, muito impressionante”, disse Trump no Salão Oval.

“Assisti ao discurso ontem à noite. O presidente Xi é meu amigo, mas achei que os Estados Unidos deveriam ter sido mencionados durante aquele discurso, porque ajudamos muito, muito a China”, acrescentou o presidente americano

O desfile militar promovido pelo presidente chinês, Xi Jinping na noite desta terça-feira (2) foi uma demonstração de força, com a presença de chefes de Estado, vários dos quais estão ativamente em guerra, em uma mensagem direta à ordem mundial liderada pelos EUA.

Os eventos e a lista de presença, que contou com a participação de Vladimir Putin, presidente russo, e Kim Jong-un, o líder norte-coreano, enviam uma mensagem clara: a China está pronta para reequilibrar o poder global e tem o apoio militar.

Além disso, o país asiático tem parceiros interessados ​​na mesma visão, incluindo os líderes europeus da Sérvia, Eslováquia e Bielorrússia, que são amigos da Rússia.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *