Estudantes lançam abaixo-assinado por anulação do Enem 2025

Diante das suspeitas de vazamento de questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, estudantes de várias regiões do país lançaram um abaixo-assinado pedindo a anulação da prova e apuração transparente do Ministério da Educação e do Inep.

A mobilização, criada na plataforma Change.org, já reúne mais de 12 mil assinaturas.

As reclamações começaram antes mesmo de o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anular três questões do exame, confirmando que todas haviam sido usadas em pré-testes de anos anteriores.

Nas redes sociais, os estudantes relacionam o episódio ao estudante de medicina Edcley Teixeira, apontado como pivô da polêmica por ter usado itens pré-testados em aulas, lives e mentorias —material que, segundo candidatos, seria semelhante ao que caiu na prova de 2025.

No texto do abaixo-assinado, a autora Nathalia Samira afirma que o episódio “atinge diretamente quem se preparou ao longo de todo o ano de forma honesta”. Segundo ela, muitos candidatos “se sentem injustiçados diante do acesso antecipado ao conteúdo da prova”.

Renan Silva Pinotti, 19, que presta vestibular para engenharia e assinou a petição, diz que conheceu a iniciativa no cursinho. O tema dominou a conversa entre os colegas.

“Ficamos revoltados ao saber que 40 mil pessoas que assinavam o curso do Edcley sequer precisaram ler muito as questões para ver que ele já tinha passado a questão idêntica no curso”, afirma Renan.

O estudante diz que uma anulação ou reaplicação seria o mais justo a ser feito com quem estudou o ano inteiro, ainda que reconheça a dificuldade disso acontecer. “É a maior prova do Brasil. É unanimidade entre os vestibulandos que o Enem precisa ser uma prova democrática.”

Outros candidatos também avaliam aderir ao movimento. Marcela Clarissa Arai, 22, que presta vestibular para medicina, diz que também considera necessária uma resposta mais ampla.

“Eu assinaria sim o abaixo-assinado porque não achei justo com os estudantes que se dedicaram o ano todo para o dia da prova , e infelizmente sou uma delas, que podemos ser sim prejudicados com o resultado final”, afirma.

Para Marcela, a anulação de três itens não resolve a desigualdade gerada. “Não irá fazer diferença nenhuma para os alunos dele porque eles foram privilegiados com o acesso ao gabarito.”

Ela diz ter se sentido enganada. “Me senti traída, porque o suposto vazamento do Enem nem deveria ter a possibilidade de acontecer.”

A petição cobra que o MEC e o Inep se manifestem publicamente, garantam transparência total na apuração, preservem a igualdade entre os candidatos e adotem medidas que restabeleçam a credibilidade do exame.

Em entrevista à CNN Brasil, o presidente do Inep, Manuel Palácios, negou que novas questões do Enem 2025 serão canceladas.

O abaixo-assinado pela anulação do está disponível no site da Change.org.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *