Os Estados Unidos parabenizam José Antonio Kast, presidente eleito do Chile, neste domingo (14) após o fim do segundo turno no país sul-americano.
O Departamento de Estado americano publicou uma mensagem em seu site destacando que acreditam que o Chile poderá avançar em “prioridades compartilhadas”.
“Os Estados Unidos parabenizam o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, por sua vitória eleitoral. Estamos confiantes de que, sob sua liderança, o Chile avançará em prioridades compartilhadas, como o fortalecimento da segurança pública, o combate à imigração ilegal e a revitalização de nossas relações comerciais”, pontuou.
“Os Estados Unidos esperam trabalhar em estreita colaboração com seu governo para aprofundar nossa parceria e promover a prosperidade compartilhada em nosso hemisfério”, disse a declaração, atribuída a Marco Rubio.
Kast se inspirou nos Estados Unidos para sua abordagem de linha dura nas fronteiras e, no ano passado, visitou as megaprisões salvadorenhas construídas pelo presidente Nayib Bukele, um modelo que sua plataforma defende, juntamente com uma zona de fronteira militarizada.