Especialista sobre ataque em escola: Ceará não está dando conta de facções

Dois adolescentes morreram após serem baleados no estacionamento de uma escola em Sobral, no interior do Ceará, na última quinta-feira (25). Em entrevista ao Agora CNN, José Vicente, ex-secretário nacional de Segurança Pública, disse que o estado enfrenta uma crise com índices de violência 80% superiores à média nacional nos últimos 10 anos.

A violência no estado tem se intensificado com a presença do CV (Comando Vermelho) e do TCP (Terceiro Comando Puro), que absorveu facções locais como os Guardiões do Estado.

 

O especialista enfatiza que o trabalho de inteligência, principalmente da Polícia Civil, precisa ser aprimorado no Ceará. “É necessário rastrear as lideranças, suas estratégias, as ameaças que essas facções representam sobre cada região, e o que fazer para neutralizar”, explica.

Para Vicente, a presença de tropas especiais nas ruas para lidar com problemas não tem sido eficaz. Ele cita como exemplo o trabalho do Ministério Público em São Paulo, que tem obtido resultados mais efetivos no combate às facções por meio de investigações estratégicas.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *