Durante sua participação no WW, Clifford Young, presidente da Ipsos nos Estados Unidos, afirmou que o custo de vida tem se revelado como a principal preocupação dos eleitores americanos. Segundo ele, “o tema supera questões ideológicas e se estabelece como o maior desafio político para os republicanos nos EUA”.
Young relembra que nas recentes eleições em Nova Jersey, Virgínia e Nova York, os democratas conquistaram vitórias significativas ao focarem suas campanhas nas questões econômicas que afetam o dia a dia dos cidadãos. Esta tendência deve se manter nas eleições americanas de meio de mandato no próximo ano.
Em resposta a essa preocupação crescente, há indicações de medidas econômicas sendo consideradas, incluindo um possível auxílio de US$ 2 mil com base nas arrecadações tarifárias. “Essa movimentação é sinal de que o governo Trump está preocupado“, afirma o especialista.
Young indica que o eleitor comum está prioritariamente preocupado com questões práticas do cotidiano. “O eleitor está preocupado com o custo de vida, não com a inflação, ou seja, aquela disparidade entre o aumento do custo de vida e o crescimento salarial, que não tem acompanhado a mesma velocidade”, conclui.