Enviado de Trump diz que questão da Groenlândia deve ser tratada com o povo

O governador do estado americano da Louisiana, Jeff Landry, afirmou na terça-feira (23) que os Estados Unidos deveriam negociar diretamente com o povo da Groenlândia sobre o crescente interesse de Washington no território ártico, argumentando que os groenlandeses merecem mais proteção e oportunidades.

Landry, nomeado pelo presidente Donald Trump no domingo (21) como enviado especial para a Groenlândia, fez essas declarações em entrevista ao programa The Will Cain Show, do canal Fox News, em meio a novas críticas da Dinamarca e da Groenlândia sobre as intenções americanas.

Questionado sobre qual seria seu argumento perante as autoridades dinamarquesas que se opõem ao envolvimento americano na Groenlândia, Landry afirmou que a conversa não deveria se concentrar em Copenhague.

“Nossas discussões devem ser com as pessoas que vivem na Groenlândia, os groenlandeses”, afirmou o governador. “O que eles buscam? Que oportunidades lhes foram negadas? Por que não receberam a proteção que realmente merecem?”

Trump afirmou na segunda-feira (22) que os Estados Unidos “precisam da Groenlândia” por razões de segurança nacional, enfatizando que seu interesse na ilha não se deve ao acesso aos seus minerais essenciais.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *