Apesar da expectativa dos cerca de 4,8 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ainda não definiu a data de divulgação das notas individuais do Enem 2025.
Elas costumam ser publicadas em janeiro do ano seguinte à aplicação, mas, para esta edição, o instituto afirmou à CNN Brasil que o calendário não está fechado.
Páginas de redes sociais e sites de educação chegaram a divulgar o dia 16 de janeiro, às 10h, como data. Questionado, o Inep disse que comunicará oficialmente quando houver definição.
O resultado do Enem é individual e disponibilizado na Página do Participante do Inep. Para acessar o boletim, o candidato precisa utilizar o login e a senha do Gov.br.
Nele, o candidato poderá conferir suas notas em linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; além da redação, que varia de 0 a 1000 pontos.
As provas objetivas são corrigidas com base no sistema da TRI (Teoria de Resposta ao Item), que avalia o grau de conhecimento do candidato considerando o padrão de respostas e a dificuldade das questões, buscando eliminar “chutes” e garantir que a nota reflita o real conhecimento do participante.
Com o resultado em mãos, o candidato passa a ter a dimensão exata de seu desempenho em cada área da prova.
Onde usar a nota?
As notas podem ser usadas nos processos seletivos federais de acesso ao ensino superior.
No Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o candidato concorre a vagas em instituições públicas, desde que não tenha zerado a redação e tenha concluído o ensino médio. A seleção considera a média das notas e segue critérios previstos na Lei de Cotas.
O Prouni (Programa Universidade para Todos) permite o uso das notas das duas últimas edições do Enem para concorrer a bolsas integrais ou parciais em instituições privadas, desde que o estudante atenda aos critérios socioeconômicos e tenha média mínima de 450 pontos, sem zerar a redação.
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) também utiliza as notas do Enem para seleção, com exigência de média mínima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação. No Fies Social, metade das vagas é destinada a inscritos no CadÚnico com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
Os resultados individuais também podem ser utilizados em processos seletivos próprios de instituições brasileiras e em universidades portuguesas que possuem convênio com o Inep.
O Inep informou que divulgará a data oficial das notas do Enem 2025 quando o calendário estiver definido.