Enem 2025: o que fazer quando uma questão é anulada

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) decidiu anular três questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 após equipe técnica monitorar um suposto vazamento de questões semelhantes às que foram aplicadas na prova.

Diante disso, os estudantes podem ficar em dúvida sobre o que acontece com a nota deles. Será que eles podem ser prejudicados?

Apesar da potencial apreensão dos candidatos, João Marcos Barreiros Joaquim, coordenador do Poliedro Curso, explica que os candidatos não serão prejudicados.

“Como o Enem busca avaliar a consistência das respostas dos candidatos, a anulação de uma questão não interfere no resultado final, já que as competências e habilidades avaliadas por aquele item costumam estar presentes em outras questões”, afirmou.

Nesse caso, os estudantes podem ficar tranquilos. O único lado negativo, no entanto, é o tempo perdido que o candidato pode ter dedicado para resolver a questão anulada.

Gabarito oficial será antecipado, anuncia Inep

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou na noite desta terça-feira (18) que antecipará a divulgação do gabarito do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025.

Em publicação nas redes sociais, o instituto anunciou que o resultado das questões das provas será liberado às 10h. Anteriormente, a previsão de divulgação estava programada para a quinta-feira (20).

A mudança da data acontece em meio à polêmica sobre o suposto vazamento do conteúdo das provas, que repercutiu nas redes sociais desde a noite da última segunda-feira (17). O episódio motivou a anulação de três questões aplicadas no exame, segundo decisão anunciada na tarde desta terça-feira (18).

Na nota oficial sobre a decisão, o Instituto reafirmou “a isonomia, lisura e validade das provas” da edição. A decisão pela anulação partiu da comissão assessora responsável pela montagem das provas, que analisou as circunstâncias com base em informações sobre a montagem do teste.

“Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova”, detalha o instituto.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *