O MEC (Ministério da Educação) está estudando a possibilidade de expandir a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para capitais do Mercosul a partir da edição de 2026.
A informação foi anunciada pelo ministro Camilo Santana durante a apresentação do balanço da aplicação do Enem 2025, realizada neste domingo, (16), em Brasília (DF).
Segundo o ministro, os estudos para a internacionalização da prova estão em andamento. O principal público-alvo dessa aplicação seria formado por brasileiros que vivem no exterior e estrangeiros interessados em utilizar a nota do Enem para ingressar no ensino superior no Brasil.
O formato, no entanto, ainda depende de estudo que avaliará a possiblidade de aplicação e será apresentado antes da abertura das inscrições da próxima edição do exame.
Números do Enem 2025
A edição de 2025 do Enem teve 4,8 milhões de participantes, com aproximadamente 70% de presença nos dois dias de prova, segundo dados preliminares do Inep.
O ministro Camilo destacou que esta edição do exame mobilizou, nos dois dias de prova, uma ampla estrutura, com 585 mil colaboradores, desde equipes de limpeza a segurança. Também agradeceu o apoio dos Correios, das forças policiais, prefeituras e governos estaduais.
“Quero agradecer, de forma muito carinhosa, a todos os servidores do Inep, que se dedicam praticamente o ano inteiro para garantir esse grande evento, talvez o maior do país, que neste ano teve quase 5 milhões de inscritos. Queremos que jovens e adultos tenham acesso ao ensino superior e às políticas públicas associadas”, avaliou.
Live CNN e gabarito do 2º dia
A CNN Brasil vai transmitir uma live neste domingo (16), a partir das 20h, com a correção extraoficial das provas feita por professores de biologia, química, física e matemática do Objetivo.
Os gabaritos extraoficiais das provas de ciências da natureza e matemática, desenvolvido pelo SAS Educação, também estão disponíveis no site da CNN Brasil.