Enel cita evento atípico e evita previsão para volta total de luz em SP

Após os fortes ventos que atingiram São Paulo, cerca de 1,4 milhão de imóveis continuam sem energia elétrica na capital paulista e região metropolitana. A informação foi confirmada por Marcelo Puertas, diretor regional da Enel São Paulo, que detalhou ao Live CNN os esforços da empresa para restabelecer o fornecimento de energia após o evento climático extremo que causou destruição na rede elétrica.

Segundo Puertas, o número de clientes afetados chegou a 2,2 milhões no auge da crise, tendo sido reduzido em 35% após o trabalho realizado durante a madrugada. “Nós vivemos ontem algo completamente atípico de uma tempestade comum. Para a gente ter uma ideia, tivemos ventos de 97 km por hora que começaram no início da madrugada da quarta-feira e perduraram até às 7, 8 horas da noite”, explicou o diretor.

Reconstrução da rede e logística de atendimento

O fenômeno causou a queda de diversas árvores que, por sua vez, derrubaram postes, redes e transformadores. “Não se trata de uma emenda de cabo ou uma atividade simples, é uma atividade extremamente complexa”, destacou Puertas, explicando que a reconstrução da rede exige equipamentos pesados e uma logística elaborada. “Um poste pesa 1.500 quilos, então eu preciso de um guindaste para pegá-lo, montar todos esses equipamentos e levar no local onde aconteceu essa destruição”, detalhou.

A Enel mobilizou 1.600 equipes para trabalhar no restabelecimento da energia, número que será mantido para os trabalhos do dia seguinte. Puertas também mencionou que a empresa implementou um sistema de rodízio de equipes, com grupos entrando às 6h, às 15h e às 22h, permitindo que o trabalho seja contínuo enquanto os profissionais possam descansar após seus turnos.

Investimentos após aprendizados de 2023

Questionado sobre a preparação da empresa para eventos climáticos extremos, Puertas destacou os aprendizados após o evento de novembro de 2023. “Nós contratamos 1.200 eletricistas a mais do que tínhamos em 2023 e estamos em fase de contratação de mais 400”, afirmou. Além disso, a empresa realizou um programa de poda de árvores, tendo podado 600 mil árvores no ano passado e com previsão de chegar a 700 mil este ano.

Outros investimentos incluem equipamentos de telecontrole que confinam defeitos na rede, além da introdução de motoeletricistas, que conseguem chegar mais rapidamente aos locais afetados mesmo com o trânsito caótico da cidade. “Esses investimentos são da ordem de 10,4 bilhões de reais que a gente investiu de 2025 a 2027″, informou o diretor.

Para consumidores com necessidades especiais, como pessoas que dependem de aparelhos elétricos para sobreviver, a Enel mantém um cadastro de “sobrevida” que garante atendimento prioritário, inclusive com fornecimento de geradores. Já para consumidores que tiveram prejuízos com alimentos ou medicamentos perdidos, a empresa orienta que registrem um pedido de indenização nos canais de atendimento da companhia.

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