O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, se manifestou em suas redes sociais sobre a onda de protestos que marcaram os primeiros dias de 2026 no Irã. Em sua conta no X, Rubio disse que os EUA “apoiam o corajoso povo do Irã”.
Na madrugada deste sábado (10), após os protestos antigovernamentais generalizados no Irã, Marco Rubio demonstrou seu apoio ao povo iraniano, chamando-os de corajosos.
https://x.com/marcorubio/status/2009860483143102793?s=20
Manifestantes estão tomando às ruas em diversas províncias do Irã, protestando principalmente devido ao custo de vida e a problemas com a economia no país, o que, segundo a ONG de direitos humanos IHRNGO (Iran Human Rights), com sede na Noruega, já acarretou 45 mortos.
Em resposta, autoridades iranianas condenaram com veemência os atos e anunciaram ao povo que “haveria consequências”. O promotor de Teerã, Ali Salehi, disse na sexta-feira (9) que alguns manifestantes podem enfrentar pena de morte por suas ações, segundo a agência de notícias semi-oficial “Tasnim”.
Já líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, pediu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “se concentrasse nos problemas de seu próprio país”.
“E, mais uma vez, digo aos líderes iranianos: é melhor vocês não começarem a atirar, porque nós também começaremos”, disse o líder americano em resposta.
Apesar do cenário, os protestos não parecem estar perto de cessar. O príncipe herdeiro exilado do Irã, Reza Pahlavi, que reside nos Estados Unidos, convocou uma nova greve para este fim de semana.