No dia 4 de outubro de 2026, cerca de 150 milhões de brasileiros devem ir às urnas para escolher deputados estaduais, federais, distritais (no caso do Distrito Federal), senadores, governadores, além do presidente da República. Um eventual segundo turno pode acontecer no dia 25 do mesmo mês. O voto no Brasil é obrigatório, porém nem todos estão aptos para votar.
Para votar nas eleições de 2026, o eleitor precisa ter mais de 16 anos e estar com a situação regular perante a Justiça Eleitoral. O prazo final para tirar o título eleitoral, regularizar pendências ou transferir o domicílio eleitoral termina em 6 de maio.
O voto é facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos. O TSE (Tribunal de Superior Eleitoral) reforça que os brasileiros que moram no exterior também são obrigados a votar nas eleições gerais.
No dia da votação, o eleitor deve se dirigir à seção eleitoral e apresentar ao mesário um documento oficial com foto. Embora não seja necessário levar o título de eleitor para votar, a Justiça Eleitoral recomenda ao eleitor levar o documento — em sua versão digital, o e-Título, ou impressa — para facilitar a identificação da seção eleitoral.
O que fazer para justificar o voto nas eleições?
Quem não votar precisa se justificar para a Justiça Eleitoral. Não é necessário apresentar nada no dia da eleição, mas quem quiser pode fazer por meio do aplicativo e-Título, ou imprimir, preencher e entregar o formulário de Requerimento da Justificativa Eleitoral nas mesas de votos nos locais de votação ou cartórios eleitorais. É preciso lembrar de levar um documento oficial com foto.
Caso o cidadão vá justificar seu voto após as eleições, ele também pode fazer isso por meio do aplicativo e-Título, do Sistema Justifica ou preencher o formulário de Requerimento da Justificativa Eleitoral no cartório eleitoral. O eleitor precisa lembrar de anexar ou levar consigo documentos que comprovem a ausência, como atestados médicos, passagens e hospedagens.
Como saber se estou em dia na Justiça Eleitoral?
Para saber se sua situação junto a Justiça Eleitoral está regular, acesse o site do TSE e clique no ícone “>Situação eleitoral”, localizado no canto superior direito da página. A consulta pode ser feita utilizando o CPF, o número do título de eleitor ou o nome completo. Na sequência, aparecerá uma mensagem dizendo se você está apto a votar ou se possui alguma pendência.
Como regularizar o título de eleitor?
Caso tenha alguma pendência com a Justiça, o eleitor precisa, pela internet, juntar os dados que serão entregues ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do seu estado correspondente.
Para isso, pode ser preciso digitalizar ou tirar fotos de alguns documentos, como:
- Documento oficial de identidade com foto
- Comprovante de residência recente
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver)
- Certificado de quitação de serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos)
O requerimento para regularizar o título de eleitor será concluído após o TRE analisar as informações e documentos apresentados. O processo, que também deve ser feito até 6 de maio, pode ser acompanhado pelo sistema Título Net.