Em 2 agosto de 2027, acontece o eclipse solar total mais longo do século, com duração de seis minutos e 23 segundos. O fenômeno ocorrerá principalmente no Hemisfério Oriental e, ainda que regiões como o Brasil não tenham visibilidade, o evento ganhará destaque em áreas bem povoadas.
Será possível observar a totalidade do eclipse em países como Espanha, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, lêmen e Somália. O trajeto da sombra da Lua começará no Oceano Atlântico, passando pelo Estreito de Gibraltar, se estendendo por partes do norte da África e Oriente Médio.
O ápice, no entanto, se dará no Egito. Além disso, a visibilidade parcial será possível em regiões da Europa, África e Ásia.
Qual será o cronograma do eclipse solar?
O eclipse começará às 7h30, no horário de Brasília, com início da cobertura do Sol. A totalidade, ou seja, momento de escuridão completa, terá início às 05h23, sendo concluída às 08h49. O fenômeno, considerando todas as fases, irá durar até ás 09h43.
O que é eclipse solar?
O eclipse solar ocorre quando a Lua se coloca entre nosso planeta e o Sol, projetando sua sombra sobre a Terra e fazendo o dia virar noite por alguns minutos.
Eclipses solares estão entre os fenômenos astronômicos mais interessantes de serem observados, mas não ocorrem com tanta frequência.
Em 2024, multidões se deslocaram para poder observar um eclipse total do Sol, que durou cerca de quatro minutos e 28 segundos.
Segundo informações da Nasa, eclipses solares parciais ocorrem pelo menos duas vezes por ano em algum local da Terra. Já os eclipses solares totais acontecem, em média, a cada 18 meses em algum lugar do planeta – dificilmente no mesmo.