Dr. Kalil: Nem toda atividade física é recomendada para dor na coluna

Embora a prática de exercícios físicos seja frequentemente recomendada para pessoas com dores nas costas, nem todas as atividades são benéficas para o tratamento, conforme avaliou o neurocirurgião Francisco Sampaio, do Hospital Sírio-Libanês, em entrevista ao CNN Sinais Vitais. Especialistas alertam que exercícios com impacto ou carga excessiva podem agravar problemas na coluna.

A corrida, por exemplo, uma atividade cada vez mais popular entre os brasileiros, pode trazer consequências negativas. “Se você corre treinando para uma meia maratona ou maratona, você em algum momento da sua vida vai ter problema no pé, no joelho, no quadril ou na coluna”, explicam os especialistas.

Um exemplo específico de exercício que pode ser prejudicial é o stiff, muito utilizado para fortalecimento dos glúteos, especialmente por mulheres. Esta atividade, que envolve o levantamento de peso do chão utilizando o tronco como estrutura pendular, pode sobrecarregar diretamente as articulações da coluna.

A recomendação dos especialistas é clara: pessoas com problemas na coluna ou dores nas costas devem realizar apenas exercícios orientados por profissionais. O educador físico precisa conhecer o histórico e as condições específicas do paciente para adequar o treino à sua realidade, garantindo assim a eficácia e segurança do tratamento.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *