Dilma, Amorim, Putin e Kim Jong-un: quem está no desfile militar da China

O presidente Xi Jinping recebeu líderes internacionais para o desfile desta terça-feira (2), que exibe o crescente poderio militar da China em meio à disputa com os Estados Unidos.

Os convidados de maior destaque são o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que caminharam ao lado de Xi Jinping na chegada à Praça da Paz Celestial. Foi a primeira vez que os três apareceram juntos em público.

O Brasil foi representado pelo assessor especial da presidência para assuntos internacionais Celso Amorim. A ex-presidente Dilma Rousseff também estava presente.

Vários líderes asiáticos foram vistos chegando ao desfile, incluindo o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian e o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, entre outros.

Uma presença surpresa foi a do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto. Ele havia dito anteriormente que não poderia comparecer ao desfile, obrigado a lidar com protestos mortais no país.

Vários países da Ásia Central também estão representadas, com a presença dos líderes do Cazaquistão, Uzbequistão, Tajiquistão e Quirguistão na lista de participantes.

Da Europa, estão presentes, por exemplo, o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, e o líder de Belarus Aleksandr Lukashenko.

Ainda estão presentes líderes de diferentes regiões, da África ao Caribe — incluindo o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *