Diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental, diz médico a Kalil

O episódio deste sábado (8) do “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” inicia uma série especial sobre a saúde do homem, como parte do Novembro Azul. Para começar a discussão, Dr. Roberto Kalil visita o Centro de Referência em Saúde do Homem, em São Paulo, para abordar a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de próstata.

“Hoje, mais de 80% dos casos são descobertos em fase inicial, quando a cura é possível e o tratamento é menos invasivo. Isso só é alcançado com exames regulares, como o toque prostático e o PSA. O homem que evita o médico corre o risco de descobrir a doença tarde demais”, afirma Joaquim Claro, chefe do Serviço de Urologia do Centro de Referência em Saúde do Homem.

Além dele, Dr. Kalil recebe no programa Claudio Murta, responsável pela Divisão de Urologia do Hospital Brigadeiro. Apesar de os especialistas reforçarem a importância do diagnóstico precoce, esse ainda é um desafio a ser enfrentado.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 46% dos homens acima de 40 anos só procuram o médico quando sentem sintomas, e quase 60% afirmam temer o câncer de próstata, o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens.

Apesar da alta taxa de cura quando diagnosticado precocemente, a mortalidade pela doença aumentou 21% nos últimos dez anos, em grande parte pela falta de uma cultura de prevenção.

“O câncer de próstata é uma doença silenciosa. Quando há sintomas, muitas vezes já está em fase avançada. Por isso, homens a partir dos 50 anos — ou 45, se tiverem no grupo de risco ou histórico familiar — devem procurar o urologista e fazer os exames preventivos”, afirma Murta.

O episódio também discute o papel do estilo de vida na prevenção, o impacto das novas tecnologias no diagnóstico e o conceito de vigilância ativa, adotado em casos de tumores de baixo risco: “A chave está na informação e na atitude”, resume Dr. Kalil. “Prevenir é sempre o melhor tratamento”, finaliza.

O “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” vai ao ar no sábado, 08 de novembro, às 19h30, na CNN Brasil.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *