Dia dos Pais: 4 em cada 10 brasileiros devem presentear, diz pesquisa

Neste Dia dos Pais, ao menos 42% dos brasileiros devem presentear alguma figura paterna, mostrou um levantamento da plataforma Reclame AQUI. O resultado revela um aumento das compras para a data em relação ao último ano.

A quantidade de pessoas que não pretendiam dar presentes caiu para 35% este ano, em comparação a 2024, quando metade não comprou nada para seus pais, apontou a pesquisa.

Os preços elevados dos itens são a principal razão dos brasileiros que não presentearão neste domingo (10), citada por 16% deste público.

Quanto à faixa de custo dos itens daqueles que devem presentear, 51% gastam entre R$ 101 e R$ 300. Na data deste ano, 33% dos brasileiros afirmaram gastar mais do que em 2024, enquanto 46% devem ter mantido o mesmo valor.

Referente aos critérios para a escolha do presente, a maioria prioriza a qualidade do produto, citada por 88% das pessoas. Outro critério na hora das compras é o preço (63%), além da reputação da marca ou loja (26%).

Roupas e calçados são os principais presentes

Os produtos mais procurados para presentear neste Dia dos Pais são roupas e calçados, escolhidos por 70% dos brasileiros para a data, segundo a pesquisa.

Na sequência, estão os perfumes e cosméticos, com 21%; ferramentas e utensílios domésticos, com 12%; acessórios, como carteiras e colares, com 11%; e itens esportivos, com 10%.

Maioria compra online para o Dia dos Pais

Referente à forma de pagamento, 44% dos consumidores afirmaram parcelar no cartão de crédito, enquanto 31% pagam via Pix.

Quanto ao canal por onde os presentes são adquiridos, cerca de 58% dos brasileiros realizaram as compras para este domingo de forma online, em sites, marketplaces e redes sociais, mostrou também o levantamento do Reclame AQUI.

A data tem movimentado o varejo online brasileiro. Até este domingo, as plataformas de e-commerce movimentaram R$ 9,7 bilhões em presentes, 14,5% a mais que no mesmo período de 2024, segundo projeção da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Os dados do período representam a expansão do setor pelo sexto ano consecutivo.

Golpes online

Por outro lado, ao comprar online para o Dia dos Pais, os brasileiros devem estar atentos, mostrou a pesquisa do Reclame AQUI.

Os principais problemas relatados incluem o atraso na entrega do presente, que chegou somente após a data (27%); a compra de produto em loja desconhecida, que nunca foi entregue (16%); e a decisão de deixar a compra para a última hora, o que resultou em presente não recebido (13%).

Ainda segundo o levantamento, 22% dos brasileiros já foram vítimas de golpes durante compras relacionadas ao Dia dos Pais.

*Sob supervisão de João Nakamura

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *