As motocicletas estão cada vez mais presentes no cotidiano das cidades. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em 2025, mais de 40 milhões de brasileiros estão aptos a dirigir motocicletas ou similares.
Neste domingo (27), é celebrado o Dia do Motociclista. Em comemoração à data, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) divulgou o ranking com os estados que indicam o maior crescimento percentual no número de habilitações para motocicletas.
De 2016 para 2025 (período que a Associação fez o levantamento), Alagoas foi o estado com maior variação percetual no crescimento de motocicletas. Saltou de 211.879 para 394.695 – alta de 86%.
Na prática, os números mostram que o setor de duas rodas vive um bom momento. A motocicleta se consolida como uma das principais soluções de mobilidade no Brasil.

Exemplo disto é o servidor público Gabriel Rosa. Ele usa a motocicleta diariamente, há cerca de seis anos, para se locomover entre a casa e o trabalho.
“A moto representa facilidade, agilidade e qualidade de vida”, ressalta Rosa. Por outro lado, ele pondera que o crescimento da frota deveria estar diretamente ligado a melhorias na saúde.
“A preocupação deveria ser maior no setor de saúde publica para atender melhor as vítimas de acidentes de moto”, avalia o servidor.
Prevenção de acidentes
Um ponto importante a destacar é que a semana que inclui o Dia do Motociclista passa agora a ser oficialmente reconhecida como a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas .
A iniciativa tem como objetivo ampliar a conscientização sobre a importância da pilotagem defensiva, do uso correto dos equipamentos de segurança e do respeito às leis de trânsito.