Detentores de títulos da China Vanke rejeitaram uma proposta para estender um pagamento de dívida, alimentando temores de que as autoridades possam não oferecer apoio para manter a incorporadora à tona.
Em reação, as ações da empresa caíram 5% em Hong Kong, enquanto os papéis listados em Shenzhen caíram 2,9%.
A Vanke, uma das maiores empresas imobiliárias da China, disse que suas três propostas para estender os pagamentos de títulos foram rejeitadas.
A proposta para estender os pagamentos de principal e juros foi rejeitada, com 76,7% dos detentores rejeitando-a.
Outras duas propostas que incluíam medidas de aprimoramento de crédito receberam algum apoio, mas todas as três ficaram aquém do suporte necessário de mais de 90%.
A votação de três dias terminou na sexta-feira (12), com a Vanke recebendo um período de carência de cinco dias úteis para pagar 2 bilhões de yuans, equivalente a US$ 283,5 milhões, no título onshore, de acordo com um comunicado na segunda-feira à Associação Nacional de Investidores Institucionais do Mercado Financeiro.
A Vanke disse que realizará uma reunião com os detentores de títulos na quinta-feira para discutir os próximos passos para a nota de 2 bilhões de yuans.
A incorporadora tinha sido a exceção entre seus pares de propriedade privada que passaram por reestruturação ou liquidação desde que a recessão de anos no setor imobiliário da China começou.
Ela conseguiu se manter à tona com o apoio da estatal Shenzhen Metro. No início de novembro, a Vanke disse que poderia emprestar até 22 bilhões de yuans da Shenzhen Metro antes de 30 de junho de 2026, com 2,29 bilhões de yuans ainda disponíveis para retirada.
Fonte: Dow Jones Newswires*.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.