Delcy Rodríguez se reúne com enviada dos Estados Unidos na Venezuela

O governo da Venezuela afirmou nesta segunda-feira (2) que a presidente interina Delcy Rodríguez se reuniu com a enviada dos Estados Unidos, Laura Dogu, à medida que os dois países retomam gradualmente as relações bilaterais rompidas em 2019.

O governo informou, em comunicado, que a reunião ocorreu no Palácio Presidencial de Miraflores para discutir “a agenda de trabalho entre a República Bolivariana da Venezuela e os Estados Unidos”.

O irmão de Rodríguez, Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional, participou do encontro, acrescentou o comunicado, assim como o chanceler Yvan Gil, com quem Dogu se reuniu no fim de semana após sua chegada a Caracas.

“Os governos da Venezuela e dos Estados Unidos se propuseram a avançar em um roteiro para tratar de assuntos de interesse bilateral, por meio do diálogo diplomático e com base no respeito mútuo e no direito internacional”, acrescentou a nota.

Após meses de tensões elevadas, os Estados Unidos capturaram o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, há um mês, desencadeando uma série de mudanças no país, incluindo a posse de Rodríguez, a aprovação de uma reforma de sua principal lei do petróleo e a libertação de alguns presos políticos. Rodríguez afirmou que busca “relações internacionais equilibradas e respeitosas” com os Estados Unidos, enquanto Trump disse que a relação com o governo interino está indo bem.

Os dois países chegaram a um acordo para exportar até US$ 2 bilhões em petróleo bruto venezuelano para os Estados Unidos, e, na sexta-feira (30), Rodríguez anunciou uma proposta de “lei de anistia” para centenas de presos no país, uma medida há muito tempo exigida pela oposição e por grupos de direitos humanos.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *