Delcy Rodríguez propõe reforma para atrair investimentos à Venezuela

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou na quinta-feira (15) que estava apresentando uma proposta para reformar a legislação de hidrocarbonetos do país, à medida que investidores dos Estados Unidos pressionam por um acesso mais facilitado à indústria petrolífera sul-americana.

Rodríguez, que assumiu o cargo em 5 de janeiro após a saída do ditador Nicolás Maduro por parte dos EUA, falou durante um discurso anual à Assembleia Nacional.

A presidente interina disse que as reformas “permitiriam que esses fluxos de investimento fossem incorporados a novos campos, campos onde nunca houve investimento e a campos onde não há infraestrutura.”

Rodríguez afirmou que os recursos provenientes do petróleo seriam direcionados aos trabalhadores e aos serviços públicos.

Os EUA afirmam que cerca de US$ 500 milhões já foram gerados com as vendas de petróleo sob um acordo com Caracas, e esses fundos estão sendo mantidos em contas bancárias controladas pelos EUA.

Uma fonte da indústria, familiarizada com o plano, disse que a principal conta estava localizada no Catar.

A lei de hidrocarbonetos da Venezuela estipula até agora que os parceiros estrangeiros devem trabalhar em conjunto com a empresa estatal PDVSA, que deve deter a maioria das ações.

Rodríguez não especificou como a lei seria reformada.

Ela também pediu por diplomacia com os EUA, marcando uma mudança na retórica historicamente tensa entre os dois países, e disse que, caso precisasse viajar para Washington, o faria “andando com os próprios pés, e não sendo arrastada até lá.”

O anúncio ocorreu poucas horas após os EUA apreenderem o sexto petroleiro vinculado à Venezuela, como parte de uma campanha que visa forçar Maduro a deixar o poder.

Trump, desde então, afirmou que os EUA planejam controlar os recursos petrolíferos da Venezuela de forma indefinida.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *