Decisão sobre o Irã pode sair em dez dias, sugere Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta quinta-feira (19) que uma decisão sobre o Irã poderia ser tomada nos próximos dez dias.

“Talvez tenhamos que dar um passo adiante, ou talvez não. Talvez cheguemos a um acordo”, declarou Trump. “Vocês provavelmente descobrirão nos próximos dez dias, mas esta reunião de hoje é a prova de que, com liderança determinada, nada é impossível”, continuou ele enquanto falava durante a reunião inaugural do Conselho de Paz em Washington, DC.

As forças armadas dos EUA estão preparadas para atacar o Irã já neste fim de semana, mas Trump ainda não tomou uma decisão final sobre autorizar tais ações, informou a CNN na quarta-feira (18).

O presidente argumentou em privado tanto a favor quanto contra a ação militar e consultou assessores e aliados sobre qual seria o melhor curso de ação, disse uma fonte.

Nesta quinta-feira, Trump voltou a pedir ao Irã que chegue a um acordo, ameaçando com “coisas ruins” caso isso não aconteça.

“Agora é a hora de o Irã se juntar a nós em um caminho que completará o que estamos fazendo. E se eles se juntarem a nós, ótimo. Se não se juntarem, ótimo também, mas será um caminho muito diferente. Eles não podem continuar ameaçando a estabilidade de toda a região e precisam fazer um acordo”, disse ele.

“Coisas ruins acontecerão se isso não acontecer”, afirmou.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *