O técnico da seleção da Espanha, Luis de la Fuente, minimizou nesta sexta-feira a controvérsia envolvendo a liberação de Lamine Yamal e preferiu enfatizar a importância do atacante de 18 anos para o futuro da equipe às vésperas do duelo contra a Geórgia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
A joia do Barcelona foi desconvocada na terça-feira após receber tratamento para uma lesão no adutor, decisão que gerou críticas internas na Federação Espanhola (RFEF).
Yamal já havia perdido cinco partidas pelo Barça nesta temporada pelo mesmo problema e passou por um procedimento de radiofrequência na segunda-feira, justamente no dia em que a seleção se apresentou.
De la Fuente chegou a dizer que nunca havia enfrentado uma situação semelhante, mas adotou um tom mais conciliador ao falar com a imprensa em Tbilisi.
“A melhor notícia é que ele ainda terá 15 anos conosco”, afirmou.
“Precisamos pensar no presente e no futuro. No presente, contamos com os jogadores disponíveis, buscamos vencer e praticamente garantir a classificação. Esse é o nosso foco.”
Segundo o treinador, há sempre espaço para ajustes, mas a prioridade é manter o desempenho em alta. Yamal soma seis gols e seis assistências em 11 jogos pelo Barcelona na temporada e já acumula 23 convocações pela seleção principal.
Rumo à vaga
Líder do Grupo E, com 12 pontos em quatro partidas e saldo de 15 gols marcados e nenhum sofrido, a Espanha garante vaga na Copa de 2026 se vencer a Geórgia e a Turquia não derrotar a lanterna Bulgária, ou até mesmo com um empate, desde que os turcos percam.
“Nosso objetivo é a classificação”, reforçou De la Fuente.
“Independentemente dos outros resultados, queremos fazer nosso trabalho, competir e garantir nossa presença no Mundial.”
A Espanha chega embalada por uma sequência de 29 jogos sem perder em competições oficiais, incluindo a vitória por 4 a 0 sobre a Bulgária no mês passado.
“É muito difícil manter essa regularidade, mas seguimos passo a passo”, disse o treinador.
“De vez em quando, é bom manter os pés no chão. Queremos seguir evoluindo.”