O Cruzeiro recebe o Juventude neste domingo (20), às 16h (de Brasília), no Mineirão, em jogo da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Líder da competição, a Raposa defenderá a condição de primeiro lugar em um duelo de opostos, já que o adversário vive fase complicada na competição.
A equipe de Leonardo Jardim alcançou a liderança após vencer o Fluminense por 2 a 0, no Maracanã, na 14ª rodada. Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos 30 pontos e registra 71% de aproveitamento até aqui na competição.
Já o Juventude está na zona de rebaixamento do Brasileirão e tenta mudar o seu cenário.
A equipe do técnico Cláudio Tencati ocupa o 18º lugar com 11 pontos em 12 jogos. No último compromisso, bateu o Sport por 2 a 0.
Como chega o Cruzeiro
O Cruzeiro chega embalado para enfrentar o Juventude.
Invicto há 14 jogos, sendo dez só no Campeonato Brasileiro, o time de Leonardo Jardim jogará diante de sua torcida e vai tentar manter o retrospecto positivo em casa.
Melhor mandante da competição com seis vitórias e um empate (19 pontos conquistados de 21 possíveis), a Raposa terá um time titular diferente no fim de semana.
Para o confronto com o Juventude, o técnico Leonardo Jardim não poderá contar com o goleiro Cássio. O experiente camisa 1 recebeu o terceiro cartão amarelo no triunfo sobre o Fluminense. Por isso, o jogador terá que cumprir suspensão automática no duelo com o clube de Caxias do Sul.
Em contrapartida, o lateral-esquerdo Kaiki volta a ficar à disposição e deve retomar a condição de titular diante do Juventude. O ala foi ausência contra o Fluminense, uma vez que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Kaiki foi substituído por Kauã Prates no jogo contra o Tricolor. Com o retorno do camisa 6, o jovem lateral de apenas 16 anos volta ao banco de reservas.
Opções para a vaga de Cássio
Leonardo Jardim duas tem opções principais para substituir o veterano.
Léo Aragão, reserva imediato, desponta como grande favorito à vaga. Ele acumula convocações para partidas nesta temporada, esteve no Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense e foi escalado nas partidas em que Cássio foi poupado.
O atleta acumula quatro jogos nesta temporada. Ele entrou em campo na derrota Democrata-GV e nas vitórias sobre Unión-ARG, Uberlândia e Palestino-CHI.
Alteração na lateral direita?
Para o duelo com o Juventude, Jardim terá que definir o titular da lateral direita.
Contra o Fluminense, o treinador celeste optou pela escalação de Fagner na lateral direita. William, que havia recuperado o status de titular antes da parada para o Mundial de Clubes, foi poupado e não começou no 11 inicial diante dos cariocas.
Caso opte por não fazer mudanças drásticas no 11 inicial, Leonardo Jardim poderá manter a espinha dorsal do time titular para a 15ª rodada do Brasileirão.
Como chega o Juventude
A tendência é que o Papo entre em campo com o meio-campo mais “povoado”.
Caíque surge como possível titularao lado de Hudson e Jadson. Mandaca completa o setor.
Com três volantes, o ataque perde uma peça. Batalla e Gabriel Taliari brigam por uma vaga ao lado de Gilberto.
Recém-contratado, Gabriel Veron tende a ficar como opção para a segunda etapa. Outro atleta que chegou, mas já estreou, é Marcelo Hermes. O lateral-esquerdo ganhou a posição de titular de Alan Ruschel.
A zaga deve ser mantida com Wilker Ángel e Marcos Paulo. Rodrigo Sam continua fora, e Adriano Martins, Abner e Natã são alternativas.
Gustavo segue como goleiro titular do Juventude. Por consequência, Marcão será seu reserva imediato.
Prováveis escalações
Cruzeiro: Léo Aragão; William (Fagner), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim
Juventude: Gustavo; Reginaldo, Wilker Ángel, Marcos Paulo e Marcelo Hermes; Caíque, Jadson, Hudson (Gabriel Taliari) e Mandaca; Batalla e Gilberto. Técnico: Cláudio Tencati