O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Critics Choice Awards, premiação considerada um “termômetro” para o Oscar. A cerimônia da 31ª edição está marcada para o dia 4 de janeiro, às 21h, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A produção repete o feito de “Ainda Estou Aqui”, que concorreu na mesma categoria na premiação deste ano. O título de Kleber Mendonça Filho compete pelo prêmio com: “Foi Apenas um Acidente” (Irã/França), “A Garota Canhota” (China), “No Other Choice” (Coreia do Sul), “Sirât” (Espanha) e “Belén” (Argentina).
Sobre o que fala “O Agente Secreto”?
Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo, um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.
Assista ao trailer de “O Agente Secreto”
Quem escolhe os vencedores no Critics Choice Awards?
Anualmente, a CCA, considerada a maior associação de críticos dos Estados Unidos e do Canadá, é responsável por organizar a premiação, representando especialistas da mídia e jornalistas de entretenimento.
Conforme explica o site oficial, é necessário algumas habilidades específicas para ingressar na associação, incluindo que todos sejam “críticos de cinema ou jornalistas de TV, cuja cobertura de uma ampla gama de filmes em exibição nos cinemas ou na transmissão, esteja disponível regularmente para um público amplo”.
Hoje, segundo Joey Berlin, CEO da CCA, os prêmios são determinados por 576 membros. Há outros 100 membros não votantes. “É um grupo notavelmente diverso e inclusivo que se qualifica para votar ao atingir um grande público regularmente com sua cobertura de novos filmes e/ou televisão”, disse em entrevista à revista Variety.
“Em suma, é um grupo de importantes críticos de cinema e televisão e repórteres de entretenimento — pessoas cujo trabalho é acompanhar uma onda contínua de novos programas e filmes e ajudar o público a encontrar as coisas boas”, acrescentou.