“Da água para o vinho” é uma expressão que resume bem a chegada de Eduardo Baptista para o lugar de Zé Ricardo no comando técnico do Criciúma. Há 19 rodadas, o time que se tornou líder da Série B nesta quinta-feira (25) amargava a penúltima posição do torneio.
O Criciúma venceu o Coritiba por 2 a 0 e assumiu, pela primeira vez, o primeiro lugar da tabela de classificação da segunda divisão nacional.
Pra ficar na história, do 19º lugar para o 1º
Com muito trabalho, continuamos em busca do objetivo!
VAMOOOOOS TIGREEEEE!💪🐯 pic.twitter.com/djRXDHTEY2
— Criciúma E.C. 🐯 (@CriciumaEC) September 26, 2025
Desde ao início do trabalho de Eduardo Baptista, o Criciúma mudou de patamar e alcançou uma posição quase inimaginável — até para os torcedores mais fanáticos.
Em maio, o time carvoeiro perdeu justamente para o Coritiba, em casa, e caiu para a 19ª colocação, entrando no Z4 da competição nacional. Baptista já estava na casamata, apenas pelo seu terceiro jogo à frente da equipe.
De lá para cá, o Criciúma foi subindo, deixou tranquilamente a zona de rebaixamento e passou a sonhar com o G4. Na 23ª rodada, o Tigre derrotou o Novorizontino por 2 a 0 e chegou ao quarto lugar.
O clube catarinense se manteve na zona de acesso à elite do futebol nacional desde então. Com o triunfo sobre o Coxa, a equipe chegou aos 49 pontos e ultrapassou o Goiás devido ao saldo de gols (15 a 8).
O próximo compromisso do Criciúma será contra o Paysandu, no próximo domingo (28), às 16h (de Brasília), no Estádio Heriberto Hülse.