Vasco e Fluminense se enfrentam na quinta-feira (11), às 20h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. A partida é válida pela ida das semifinais da Copa do Brasil 2025.
Na história da Copa do Brasil, os rivais já se enfrentaram duas vezes, e cada time levou a melhor em uma oportunidade.
O primeiro duelo aconteceu nas oitavas de final, em 2000. Na ocasião, o Fluminense, que tinha acabado de voltar à elite nacional, se classificou após dois empates: 1 a 1 e 2 a 2, em São Januário, aproveitando o critério do gol fora de casa.
O jogo de volta foi marcado por confusões. Depois de o Tricolor abrir 2 a 0 e sofrer o empate, quatro jogadores foram expulsos no final da partida (César e Fabinho, do Fluminense, e Viola e Felipe, do Vasco). Logo após a eliminação, o técnico Abel Braga, do time rival, pediu demissão.
No segundo encontro, em 2006, os times se enfrentaram pela semifinal. O Cruzmaltino levou a melhor no jogo de ida, com gol de Edílson Capetinha. Já na volta, o Fluzão tentou o empate com Petkovic, mas o resultado não foi suficiente, e o Vasco se classificou.
Agora, em 2025, as equipes se encontram pela terceira vez na história da Copa do Brasil para disputar a vaga na semifinal.
O jogo de volta acontece neste domingo (14), às 20h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro.