O segundo dia da Conferencia do Clima COP30, em Belém, teve importantes avanços nas negociações sobre pontos polêmicos que ficaram de fora da agenda oficial aprovada na ultima segunda-feira (10).
O tópico “transição justa” teve avanço comemorado pela CEO da conferencia, Ana Toni. Trata-se da proposta de criação de um instrumento oficial da ONU para garantir uma transição energética que não deixe ninguém para trás.
“Foram negociações boas e intensas. A gente fica de fato com esperança de conseguir consolidar a implementação.”, afirmou.
Uma nova reunião sobre pontos de impasse na agenda ocupou a tarde de hoje. Consultas informais sobre NDCs, financiamento climático e o chamado “protecionismo verde” estiveram em pauta.
Segundo a CEO da COP30, três de quatro tópicos sensíveis continuarão em debate nesta quarta-feira (12). No tópico transição justa, “a reunião foi boa, com sugestões sólidas e concretas sobre a agenda”, disse Toni.
Tentativa de invasão
O segundo dia também foi marcado por uma tentativa de invasão à zona de negociações oficiais entre delegados e representantes políticos dos países participantes. Um grupo de manifestantes portando cassetetes invadiu o local da COP30, em Belém, nesta terça-feira (11).
Os manifestantes tentaram entrar na Zona Azul, parte do evento fechada ao público onde ocorrem as negociações oficiais, e entraram em confronto físico com a equipe de segurança do local. Alguns seguranças ficaram feridos e foram levados para a área médica do evento.