COP30: Cristo Redentor recebe projeção a 100 dias da conferência

O Cristo Redentor, principal cartão postal do Brasil, recebeu na noite deste sábado (2) um projeção em homenagem à COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro. A iluminação ficou disponível das 19h às 23h.

Além da bandeira do país, também foi projetado sobre o Cristo Redentor a bandeira do estado do Pará, uma imagem com a logomarca oficial da COP30, imagens da Amazônia e o aviso de que faltam 100 dias para a conferência. Veja vídeo:

 

De acordo com o Santuário, a parceria com o governo do Pará reforça a centralidade do papel da floresta para o bem-estar climático do planeta. O objetivo das projeções, também, é mostrar os avanços das obras e projetos para receber o evento em novembro.

Em Belém e na região metropolitana, mais de 30 obras estruturantes estão em andamento em áreas como saneamento e mobilidade. Também há trabalhos para qualificação profissional para preparar a capital paraense para receber representantes de mais de 190 países.

Um dos projetos estruturantes e sede da conferência, o Parque da Cidade é o espaço urbano mais moderno da Amazônia. Segundo a organização, o Parque está com 93% da Etapa COP concluída e já abriga um lago, ciclovias, parque aquático com toboáguas e piscinas interativas.

O espaço do Parque da Cidade também conta com áreas esportivas e 2,5 mil árvores plantadas, prédios do Centro de Economia Criativa e do Centro Gastronômico. Aberto parcialmente há pouco mais de um mês, o Parque já recebeu 500 mil visitantes.

A partir de agosto, o espaço será adaptado para receber uma área de negociações oficiais entre países, a Blue Zone, e a também uma para programação aberta à sociedade civil, cientistas e movimentos sociais, a Green Zone.

Pelo menos quatro das 13 obras de requalificações de canais estão fases de entrega. O objetivo das obras é combater os alagamentos em Belém. Os canais de Nova Doca, Nova Tamandaré, Gentil e Marambaia estão entre esses e vão beneficiar diretamente cerca de 500 mil moradores com esgotamento sanitário, redução de enchentes e valorização urbana.

Entre as obras de mobilidade também está a entrega de três viadutos e melhorias no BRT Metropolitano, que alcançou 85% de execução, com modernização da BR-316 com uso de ônibus elétricos e Euro 6, de baixa emissão de carbono.

O Viário Belém COP30 também está em estágio avançando, com requalificação de mais de 150 ruas e possibilitando a conexão de bairros periféricos a regiões centrais da capital.

Além das obras, pelo menos 22 mil pessoas participaram do Capacita COP30, projeto de qualificação profissional. Com o objetivo de ampliar oportunidades de emprego durante a COP30, o projeto permite a qualificação em mais de 100 cursos voltados a turismo, infraestrutura e serviços, em parceria com SEST/SENAT e mais 28 instituições públicas e privadas.

*Sob supervisão de Luan Leão

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *