Funcionários da aeronáutica relataram, que na tarde no último sábado (13), sentiram um forte cheiro de gás na sala do APP-SP (Centro de Controle de Aproximação de São Paulo), no Aeroporto de Congonhas.
O espaço aéreo de São Paulo é controlado a partir desta sala, isso inclui os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos.
A equipe de Bombeiros do aeroporto foi acionada para verificar a situação, e não identificaram vazamento. A operação dos voos seguiu normalmente.
Após as verificações dos bombeiros de Congonhas e de equipes técnicas externas, a situação foi normalizada e o trabalho no centro de controle foi reestabelecido. De acordo com os bombeiros, não houve vazamento de gás, o odor foi de uma possível ocorrência pontual com o sistema de esgoto ou de climatização.
Os profissionais que trabalham no local passaram por avaliação médica, tendo todos sido atendidos e liberados.
Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) informou que funcionários do Centro de Controle de Aproximação de São Paulo (APP-SP), no Aeroporto de Congonhas, relataram ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo),que sentiram cheiro de gás na sala de controle.
Após os relatos, o os bombeiros do aeroporto e equipes externas foram acionadas imediatamente para realizar vistorias e medições no local.
Ainda adicionaram que durante o período o “Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) adotou rigorosamente os procedimentos de contingência previstos para esse tipo de situação, mantendo a operação dentro dos parâmetros de segurança estabelecidos, sem comprometimento da prestação do serviço de controle do espaço aéreo”.
A Aena, administradora do Aeroporto de Congonhas, explicou em nota que essa sala de controle é de responsabilidade da Aeronáutica.
Ela também afirmou que as medidas operacionais preventivas foram adotadas. Entre elas, o aumento das separações entre pousos e decolagens, como forma de controle de fluxo.
A CNN Brasil tenta contato com os aeroportos de Guarulhos e Viracopos, e aguarda retorno.
*Sob supervisão de Thiago Félix