A atriz taiwanesa de apenas nove anos, Nina Ye, rouba a cena em “A Garota Canhota”. O papel no filme que tenta uma vaga no Oscar pelo Taiwan lhe rendeu uma indicação ao Critics Choice Awards 2026 de Melhor Jovem Atriz.
Apesar da pouca idade, a produção marca o 19º projeto de Nina, mas o primeiro de destaque em um longa-metragem.
A primeira aparição da jovem foi em um episódio de uma série de TV do Taiwan. De lá para cá, ela integrou o elenco de diversos título de TV.
No cinema, ela apareceu pela primeira vez no filme “Eu Sou o Segredo do Seu Coração” (2024), mas foi em “A Garota Canhota” que ela estreou nas telonas como protagonista.
Além de mandarim, Nina também fala inglês. Ela demonstrou proficiência na língua em diversas entrevistas de divulgação do filme da Netflix.
Sobre o que fala “A Garota Canhota”?
Na trama, uma mulher volta a Taipé com as duas filhas para abrir uma barraca na feira noturna. Elas vão ter que se adaptar a esse ambiente novo, cada uma do seu jeito, para conseguir pagar as contas e manter a família unida. Mas quando o avô conservador proíbe a neta mais nova e canhota de usar a “mão do demônio”, segredos familiares escondidos há várias gerações vêm à tona.
“A Garota Canhota” foi o filme escolhido pelo Taiwan para tentar uma vaga no Oscar. O título entrou para pré-lista junto com o brasileiro “O Agente Secreto”. As indicações ao principal prêmio de Hollywood serão divulgadas no dia 22 de janeiro.
O filme está disponível na Netflix.