Durante a abertura do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), em Goiânia, os estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que morreram no acidente na BR-153 — que deixou cinco vítimas fatais — foram homenageados. A cerimônia aconteceu na noite desta quarta-feira (16).
Cartazes com fotos e nomes das vítimas foram exibidos, simbolizando sua presença no evento. Também havia folhas com palavras como “justiça”, “memória” e “verdade”.
Em publicação, o congresso cita o momento como “de dor e solidariedade entre todos e todas que acreditam no direito de sonhar”.
Ana Letícia Araújo Cordeiro, Welfesom Campos Alves e Leandro Souza Dias seguiam para o UNE. O Congresso é o maior espaço de encontros e debates entre estudantes universitários do país e um dos maiores do mundo.
Vítimas identificadas
- Ana Letícia Araújo Cordeiro, era estudante do curso de Pedagogia da UFPA e integrante ativa da vida acadêmica, participava da organização do Centro Acadêmico Gerald Wesley (Pedagogia) e era reconhecida pela leveza e humor que levava aos colegas.
- Welfesom Campos Alves, estudante de Produção Multimídia, atuava com protagonismo no movimento estudantil. Participou da gestão “Reeguer o Camulti”, contribuindo para a reestruturação do centro acadêmico do seu curso.
- Leandro Souza Dias, também ligado ao movimento estudantil, era militante da Unidade Popular e da UJR (União da Juventude Rebelião), e integrava a delegação para o Congresso da UNE.
- Ademilson Militão de Oliveira, motorista do ônibus, era funcionário da UFPA e figura muito querida na Faculdade de Geografia. Chamado carinhosamente de “Militão”, acompanhou diversas atividades de campo e era considerado mais que um condutor: um parceiro e amigo presente na vida dos estudantes e professores.
O acidente
Cinco pessoas morreram em um acidente na BR-153, na altura de Porangatu, em Goiás, na madrugada desta quarta-feira (16).
Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o acidente envolveu dois dos quatro ônibus de um comboio de estudantes que haviam saído da Universidade Federal do Pará com destino a Goiânia, onde participariam do Congresso da União Nacional dos Estudantes, realizado na Universidade Federal de Goiás.
Informações preliminares indicam que uma carreta, que trafegava no sentido contrário, teria invadido a pista oposta, na contramão, e colidido com o primeiro ônibus, que transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. Com o impacto, quatro ocupantes do ônibus — o motorista e três estudantes — morreram no local.
O condutor da carreta também não resistiu aos ferimentos e morreu. Já o passageiro do caminhão foi socorrido em estado grave.
Ainda segundo a PRF, um segundo ônibus foi atingido, mas nenhum passageiro ficou ferido. Os outros dois veículos do comboio não se envolveram no acidente. Quatro vítimas graves foram encaminhadas para o ao Hospital de Alvorada, no Tocantins.
Equipes do Corpo de Bombeiros, do SAMU e da concessionária que administra a rodovia atuaram no atendimento às vítimas.
*Sob supervisão de Felipe Andrade