O artista Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, teve sua prisão preventiva revogada em decisão tomada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) nesta sexta-feira (26).
O rapper se entregou a polícia no final do mês de julho, após ter a prisão preventiva decretada e ser indiciado por tráfico de drogas, associação para o tráfico, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal.
A SEAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) afirma que ainda não recebeu notificação da decisão e Oruam segue detido na Penitenciária Serrano Neves, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Segundo a defesa dele, a previsão é que a decisão que revogou a prisão seja cumprida na próxima semana.
Oruam é filho do traficante e líder do CV (Comando Vermelho) Marcinho VP, preso desde 1996, e frequentemente aborda a liberdade do seu pai em apresentações artísticas. O rapper sempre negou sua participação em atividades criminosas.
Prisão
O episódio que culminou na prisão ocorreu na madrugada de 22 de julho durante uma operação na casa do rapper para cumprir um mandado de busca e apreensão contra um menor investigado por tráfico e roubo.
Segundo o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), Oruam e seus amigos impediram a ação policial e atiraram pedras contra os agentes, uma delas pesando cerca de 5 kg, de uma altura de 4,5 metros.
Ainda segundo o órgão, “houve risco real de morte, já que os objetos poderiam atingir o crânio dos policiais”. A perícia confirmou que as pedras arremessadas eram semelhantes às do jardim da residência do rapper.
O MPRJ afirmou que o crime foi cometido por motivo torpe e com uso de meio cruel, o que pode enquadrá-los na Lei dos Crimes Hediondos. Oruam chegou a gravar vídeos do momento da abordagem e depois postou nas redes sociais desafiando as autoridades.
Posteriormente, ele se entregou na delegacia e foi preso.
Início da carreira
Oruam ganhou notoriedade em 2022 com o lançamento da música “Invejoso”, ingressando na gravadora Mainstreet, de Orochi. Desde então, acumulou hits e subiu aos palcos de grandes festivais, como Rock in Rio e Lollapalooza, em 2024.
Nas redes sociais, costuma exibir joias, carros de luxo, festas e até um gato da raça Savannah F1, avaliado em até R$ 100 mil. No mesmo ano de seu sucesso inicial, Oruam foi eleito “Revelação do Trap” pelo portal Sobre Funk. Criado na Cidade de Deus, zona oeste do Rio, ele começou a gravar músicas em 2021. É filho de Márcia Gama e tem quatro irmãos.
Defesa
Em nota, a defesa do rapper afirmou que os motivos usados para prendê-lo eram ilegais e não tinham apoio na jurisprudência. “Nunca existiram evidências acerca de cometimento de crime e tampouco acerca da necessidade da sua prisão provisória, decretada para atender a finalidades estranhas ao processo, como reconhecido pelo Superior Tribunal de Justiça”.
A defesa afirma ainda que “Mauro Davi se submeterá às medidas cautelares diversas a serem determinadas e, como vem fazendo, provará sua inocência no curso do processo, trazendo luz aos acontecimentos da noite de 21 de julho.”
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo