Viralizou na manhã desta terça-feira (18) nas redes sociais posts com questões que foram apresentadas por um influenciador havia comentado questões em uma live de revisão de conteúdo que eram idênticas às que caíram no Enem 2025. Isso, dias antes do primeiro exame, em 9 de novembro.
O cearense Edcley Teixeira, responsável pela transmissão acusada de vazar conteúdos do Enem 2025, afirma ser estudante de medicina.
Ele se apresenta em suas redes sociais como um “mentor” de estudos. Com mais de 20 mil seguidores no Instagram, o autodeclarado mentor ostenta uma série de publicações onde afirma ter a habilidade de prever questões da prova.
Horas depois, o Inep cancelou três questões do Enem 2025, sem especificar quais delas. A medida foi tomada após a identificação de “relatos de antecipação de questões similares” às do exame.
Mas nas redes sociais, não faltaram exemplos do suposto vazamento do influenciador:

Questão sobre fotossíntese que caiu no Enem 2025 • Reprodução





Inep aciona Polícia Federal para apurar suposto vazamento
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou que acionou a Polícia Federal para anular três questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. A medida foi tomada após a identificação de “relatos de antecipação de questões similares” às do exame.
“Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova.”
O Inep afirma que o Enem utiliza a TRI (Teoria da Resposta ao Item) para apuração de seus resultados. “A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição”, disse em nota.