Dos fios bagunçados tipo “bed hair” ao retorno do bob com franja e do coque polido, os penteados para o segundo semestre de 2025 refletem um desejo coletivo de liberdade estética com pitadas de nostalgia.
Vindo das passarelas de marcas como Chanel, Prada, Burberry e Tom Ford, e se espalhando rapidamente pelos feeds do TikTok e Instagram, as tendências se dividem entre dois polos: minimalismo despretensioso e naturalidade com personalidade.
Tanto no street style como nas passarelas, o chamado “deconstructed comfort” marcou presença, dando força à moda orgânica e real. E claro que nos penteados e cabelos também vimos um destaque para a autenticidade nas combinações ousadas.
À CNN, Leticia Rigolim, especialista em penteados, menciona que penteados com aparência natural e menos estruturada têm ganhado força, especialmente entre a Geração Z, que “busca romper com padrões e valoriza uma moda mais livre e eclética”.
Segundo a especialista, estas serão as principais tendências para os cabelos nas próximas estações:
Texturas naturais
A tendência do “au naturel” continua forte, com cachos volumosos, tranças leves, cortes em camadas e coques desconstruídos dominando o visual da Geração Z e Millennials. A tendência são cabelos que valorizavam sua textura natural – cacheados, ondulados e lisos realçados com acabamentos que variavam do polido ao propositalmente bagunçado.

Coques e rabos baixos desconstruídos
Um clássico que nunca sai de moda, o coque baixo apareceu em diversas versões nos últimos desfiles de moda. Desde os super elegantes e alinhados, com mechas perfeitamente puxadas para trás, até os desconstruídos, com fios soltos e uma aura mais relaxada.
Essa versatilidade fez dele o favorito, adaptando-se tanto a looks minimalistas quanto a produções mais elaboradas.

Semi-presos
Os penteados semi-presos ganharam um ar sofisticado, muitas vezes com mechas delicadas emoldurando o rosto ou presas de forma sutil na parte de trás da cabeça.
Acessórios discretos, como grampos finos ou presilhas com designs minimalistas, foram usados para adicionar um toque de charme sem roubar a cena. A ideia era complementar o visual, não dominá-lo.

Tranças com toque moderno
As tranças continuam firmes, mas na Berlim Fashion Week, por exemplo, elas surgiram com uma abordagem inovadora.
Além das tranças enraizadas que seguem firmes, tranças mais discretas estiveram presentes. Elas apareceram com detalhes incorporados a penteados soltos, como tranças finas discretamente inseridas ou tranças desfeitas que adicionavam textura e um certo “cool factor”.

Franjas e cortes que marcam tendência
Muitos dos penteados foram realçados por cortes estratégicos. Franjas, em particular, tiveram grande destaque nas passarelas, desde as curtinhas e desfiadas até as longas “cortain bangs” que se misturavam ao restante do cabelo.
Cortes que valorizam a forma natural dos fios também foram predominantes, mostrando que a base de um bom penteado muitas vezes está em um corte impecável.

A especialista ainda reforça que a estética “menos é mais” também se estendeu aos acessórios de cabelo. Nada de excessos. “Observamos nos desfiles a presença de laços de seda simples, presilhas básicas, headbands finas e elásticos de cabelo que pareciam fazer parte do penteado, e não apenas um complemento”, explica.