Quando o estilista ucraniano Viktor Anisimov mostrou a Volodymyr Zelensky um novo traje preto na sexta-feira passada, ele incluiu um pequeno detalhe. Uma abertura nas costas o aproximava um pouco mais de um terno civil, em comparação com os trajes militares que o presidente usou durante a guerra na Ucrânia.
“Essas são as nossas esperanças de paz”, disse Anisimov à Reuters sobre a mudança. “Achamos que se adicionarmos algo sutil a esta imagem, algo que vá de roupas civis ao seu uniforme, será como um amuleto da sorte.”
Na segunda-feira (18), o amuleto da sorte serviu para dar um tom acolhedor à reunião na Casa Branca com o presidente dos EUA, Donald Trump. Momentos após a chegada de Zelensky, Trump o elogiou pela roupa.
O traje escuro de estilo militar de Zelensky foi uma das coisas às quais Trump se opôs durante uma reunião desastrosa no Salão Oval em fevereiro, quando o líder ucraniano recebeu uma repreensão pública.
Anisimov, de 61 anos, da região norte de Chernihiv, disse que estava assistindo aos vídeos dessa interação e sentiu as críticas. Ele as percebeu como direcionadas aos cidadãos ucranianos, não apenas a Zelensky.
“Havia uma leve sensação de desespero porque eles não entendiam como respiramos, como vivemos”, disse ele.
Um repórter na Casa Branca que perguntou a Zelensky em fevereiro por que ele não estava usando terno também elogiou o traje do ucraniano na segunda-feira, dizendo: “Você está fabuloso nesse terno”.
Anisimov disse que não estava esperando críticas ou elogios desta vez, mas queria garantir que o presidente ucraniano parecesse digno.
“Eles elogiam, eles repreendem. Se vencermos, e venceremos, então não importa de quem fez a roupa”, disse ele.
Zelensky tem usado trajes militares, muitas vezes com camisas sem gola e botas pesadas, para mostrar solidariedade às tropas da Ucrânia desde a invasão em grande escala da Rússia em fevereiro de 2022.
“Naquele momento, internamente, todos nós mudamos, tudo mudou, a vida mudou. Era um ponto sem volta”, disse Zelensky em entrevista a um veículo de comunicação ucraniano um ano depois.
Pedido urgente
O traje preto usado na segunda-feira foi originalmente apresentado, junto com uma opção azul-marinho idêntica, como uma ideia de traje para o Dia da Independência da Ucrânia, em 24 de agosto.
Enquanto a equipe discutia sobre a abertura nas costas, Anisimov a levou de volta para ajustes na sexta-feira. Antes mesmo de começar a fazer os ajustes nas mangas, o telefone tocou com um pedido urgente do governo no sábado – o presidente precisava do traje para sua viagem aos EUA.
Não foi a primeira vez que Anisimov foi encarregado de mudar o estilo do presidente.
No início dos anos 2000, o então comediante Zelensky e sua equipe “Kvartal 95” buscaram estabelecer suas identidades nas telas ucranianas depois de terem sua primeira chance em competições de comédia.
O processo foi gradual: camisetas pretas deram lugar a camisas brancas com gravatas e depois se transformaram em ternos usados pela equipe durante os shows.
Anisimov disse que não tinha notícias de Zelensky há mais de cinco anos, quando um conhecido em comum da transformação anterior o contatou em janeiro. Eles sugeriram a ideia de criar uma coleção para o presidente.
Anisimov disse que usou o uniforme militar como ponto de inspiração para garantir versatilidade para todos os itens.
“Não posso dizer que costuramos especificamente para a cúpula da Otan ou para uma conversa importante com Trump e líderes europeus. O terno é apenas um terno “, disse Anisimov, acrescentando que Zelensky tem cerca de cinco jaquetas semelhantes, com pequenos ajustes.
Desde então, o presidente ucraniano usou os designs de Anisimov no funeral do papa Francisco em abril e na Cúpula da Otan em junho, ambas ocasiões que ajudaram a aproximar os EUA e a Ucrânia após o desentendimento público em fevereiro.