Comida de ajuda humanitária apodrece na entrada de Gaza, que sofre com fome

Toneladas de alimentos e suprimentos doados por diversos países estão apodrecendo em Kerem Shalom, na entrada da Faixa de Gaza, enquanto meio milhão de palestinos enfrentam grave insegurança alimentar na região.

A CNN Brasil teve acesso ao pátio onde as doações permanecem expostas ao sol, aguardando distribuição.

As doações, provenientes dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Filipinas e do Programa Mundial de Alimentos da ONU, incluem itens básicos como café, molho de tomate, detergente e leite em pó.

Além disso, milhares de sacos de açúcar e alimentos perecíveis como maçãs, laranjas, repolho e bananas deterioram sob o sol intenso.

Perspectivas divergentes sobre a distribuição

As autoridades israelenses reconhecem a situação de fome dos civis em Gaza, mas atribuem os problemas de distribuição à ONU.

Por outro lado, a organização internacional afirma que as autoridades israelenses têm atrasado ou impedido a entrega da ajuda. Mesmo quando há autorização, as equipes enfrentam estradas perigosas e frequentemente intransitáveis.

Segundo o Monitor Global de Alimentos, apoiado pela ONU, até o final do mês, 640 mil pessoas enfrentarão níveis catastróficos de insegurança alimentar em Gaza.

Mais de um milhão de pessoas estarão em situação de emergência na região. Na busca desesperada por ajuda, dois mil palestinos perderam suas vidas nos últimos meses, conforme dados da ONU.

Israel alega que o Hamas desvia a ajuda humanitária destinada aos civis palestinos, usando-a como fonte de renda.

A situação permanece crítica, com centenas de caminhões aguardando do lado israelense, enquanto funcionários palestinos estão impossibilitados de realizar a distribuição dos suprimentos.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *