Com título de equipes encaminhado, McLaren foca no mundial de pilotos

A McLaren não pretende alterar sua abordagem em relação ao Campeonato de Pilotos da Fórmula 1 quando confirmar o título de construtores pelo segundo ano consecutivo.

A declaração foi feita nesta sexta-feira (19) pelo chefe da equipe, Andrea Stella, em Baku, no Azerbaijão.

A escuderia britânica pode selar o campeonato de construtores já neste fim de semana, com sete etapas de antecedência.

Com isso, a disputa interna pelo título individual seguirá entre o australiano Oscar Piastri e o britânico Lando Norris. Piastri lidera com 31 pontos de vantagem sobre o companheiro, enquanto o atual campeão, Max Verstappen (Red Bull), aparece distante, 94 pontos atrás.

O último título de pilotos da McLaren foi conquistado por Lewis Hamilton, em 2008. Stella reforçou que, independentemente da confirmação do campeonato de equipes, a forma de competir não mudará.

“A abordagem para o título de pilotos não vai mudar, isso não depende do campeonato de construtores”, afirmou o dirigente. “Nossa forma de correr está ligada aos princípios de corrida, aos valores que representamos como McLaren e também à preservação da unidade do time”.

Polêmica na Itália

Na etapa anterior, em Monza, a equipe enfrentou polêmica após ordenar que Piastri devolvesse a segunda posição para Norris, depois das paradas de box. O britânico, que havia parado mais tarde por estratégia, perdeu tempo com um pit stop lento e retornou atrás do companheiro.

Embora inicialmente tenha considerado o episódio como “parte da corrida”, Piastri atendeu à ordem, vendo sua vantagem cair de 34 para 31 pontos. O australiano admitiu que teria sido mais difícil devolver a posição se a disputa fosse pela vitória.

Expectativa em Baku

Com 337 pontos de vantagem sobre a Ferrari, a McLaren tem praticamente assegurada a conquista do campeonato de construtores, que define receitas, premiações e bônus internos. Stella destacou que, diferente de 2024, a conquista desta temporada não chega como surpresa.

“No ano passado, o título veio como uma surpresa, muito antes do que imaginávamos, justamente aqui em Baku”, recordou.

“Desta vez, percebemos logo que tínhamos um carro muito competitivo, capaz de vencer corridas. O desafio passou a ser manter a concentração e maximizar o potencial disponível”, finalizou.

Ficha técnica GP do Azerbaijão de Fórmula 1

Sexta-feira, 19 de Setembro

  • 05h30 – Treino Livre 1 (Bandsports / F1TV Pro)
  • 09h – Treino Livre 2 (Bandsports / F1TV Pro)

Sábado, 20 de setembro

  • 05h30 – Treino Livre 3 (Bandsports / F1TV Pro)
  • 09h – Classificação (Band / Bandsports / F1TV Pro)

Domingo, 21 de Setembro

  • 08h – Corrida do Grande Prêmio do Azerbaijão (Band e F1TV)

(Reportagem de Alan Baldwin, edição de Ken Ferris)

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *